Para dar um foco mais específico à conservação na gestão ambiental federal, foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro, criado pela lei 11.516, de 28 de agosto de 2007. Com a atribuição de realizar a gestão de 304 Unidades de Conservação (atualmente), propor a criação de novas áreas protegidas e apoiar aproximadamente 500 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), a instituição ainda é responsável por definir e aplicar estratégias para recuperar o estado de conservação das espécies ameaçadas por meio dos Centros Especializados de Pesquisa e Conservação.
O ICMBio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
O ICMBio tem como missão
Proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental
visando a
PROTEGER O PATRIMÔNIO NATURAL BRASILEIRO, por meio da gestão de unidades de conservação federais e da promoção do desenvolvimento socioambiental das comunidades tradicionais nas unidades de conservação de uso sustentável e
PROMOVER A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, por meio da pesquisa e gestão do conhecimento, da educação ambiental e do fomento ao manejo ecológico.
Acesse o sítio http://www.icmbio.gov.br/ e conheça mais sobre o ICMBio.