O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sócio-biodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) é um dos 11 centros nacionais de pesquisa e conservação do Instituto Chico Mendes, que tem como objetivos promover pesquisa científica em manejo e conservação de ambientes e territórios utilizados por povos e comunidades tradicionais, seus conhecimentos, modos de organização social, e formas de gestão dos recursos naturais, em apoio ao manejo das Unidades de Conservação federais. O Centro foi criado no ano de 1992 e com a criação do Instituto Chico Mendes, o CNPT passou a integrar a sua estrutura.
O CNPT se vincula à Diretoria de Conservação da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes (DIBIO) e conta com sua sede em São Luís/MA, e com bases em outras cidades do país, sendo elas Rio Branco/AC, Chapada dos Guimarães/MT, Goiânia/GO, Florianópolis/SC.
No ano de 2009, o CNPT realizou sua primeira reunião de trabalho nos novos moldes do ICMBio, tendo elaborado diretrizes que nortearão seu planejamento estratégico:
1. Possibilitar e incentivar a participação efetiva dos povos e comunidades tradicionais em todas as fases de desenvolvimento e divulgação de pesquisas, em especial quando se tratar da possibilidade de repartição de benefícios e registro de propriedade intelectual.
2. Apoiar a elaboração de material orientativo sobre instrumentos de criação, gestão e manejo das unidades de conservação federais.
3. Elaboração de estratégias de divulgação e intercâmbio entre conhecimentos científicos e tradicionais, em linguagem e estratégia adequada.
4. Articular pesquisadores e instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e geração de conhecimento nas áreas afins do CNPT.
5. Apoiar e estimular a criação de redes de especialistas em grupos sociais específicos, nas áreas de atuação do Centro.
6. Estimular a criação de uma “Câmara de Saberes” nas Resex e RDS, a qual tem o objetivo principal de articular os conhecimentos locais, tradicionais e científicos.
7. Articular ações do CNPT com outros centros nacionais de pesquisa e conservação do ICMBio.
8. Promover a participação das entidades representativas dos povos e comunidades tradicionais nas pesquisas do CNPT.
9. Divulgar informações relativas aos povos e comunidades tradicionais relativas a temas em discussão nos diferentes fóruns que tratam dos mesmos.
10. Garantir a salvaguarda dos direitos de povos e comunidades tradicionais quanto aos seus conhecimentos tradicionais, práticas,
inovações, entre outros.Uma das propostas de trabalho para o ano de 2010
No ano de 2010, o CNPT apresentou suas primeiras propostas de pesquisa para a Chamada de Projetos Interna da DIBIO e organizou o Festival Nacional de Manguezais, que aconteceu em São Luís/MA, em novembro de 2010.
Uma das questões primordiais do CNPT é realizar pesquisas que possam contribuir para a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais. O CNPT adota uma perspectiva de trabalho socioambiental, ou seja, na premissa de que a discussão social não pode ser dissociada da discussão ambiental. Desta forma, não é possível discutir conservação da natureza sem discutir a relação entre povos e comunidades tradicionais e natureza, sem discutir a medida que as relações sociais estabelecidas influenciam sobre as tomadas de decisão, usos, manejos que se fazem dos recursos naturais.